sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ficar ou Namorar?

Com a palavra Nelson Goulart 
Dizem que namorar caiu de moda, que a onda agora é FICAR. Será mesmo?Namorar hoje implica em saber compreender o que se passa em nossa mente e coração e, principalmente, a compreensão da pessoa que amamos e que escolhemos para estar do nosso ladoUm namoro consciente, maduro, cristão, procura ver a felicidade de maneira conjunta. Não existe mais o “eu” e sim o “nós”O alicerce de um bom namoro tem que ser construído na base do diálogo, carinho, compreensão, doação e partilha.? Não se deve ficar fechado num mundo a dois. É necessário estar aberto as coisas que estão ao redor, buscando sempre aquilo que nos santificará e que nos deixará mais próximo de Deus. Onde não há amor. E, se não há amor, o namoro não sobrevive.“FICAR” ao meu ver, é um a brincadeira de pega- pega . Pega um hoje, pega outro amanhã e por ai vai, cada final de semana. É mais um rostinho bonito para a coleção. É como se o amor, namoro, fosse algo descartável, que se usa hoje e amanhã não serve mais.A quem ache o” FICAR” INTERESSANTE. EU ACHO QUE NOSSA VIDA, QUE É UM DOM DE DEUS, NÃO DEVIA SER COLOCADO NUM JOGUINHO DE FICAR.Há quem ache o que eu digo é careta, mas meu coração me diz que devemos buscar aquilo que nos faz crescer com dignidade. Aquilo que nos faz voltar os olhos para Deus e dizer: OBRIGADO, DEUS, POR COLOCAR UMA PESSOA TÃO MARAVILHOSA NO MEU CAMINHO


participante CLJ NSA SS

A Ressureição é incopatível com a Reencarnação



COM A Palavra Camila Santos


Com a ressurreição de Cristo, nós celebramos também a nossa ressurreição. O verdadeiro cristão acredita firmemente que o que se realizou em Cristo, realizar-se-á também conosco. Foi ele quem prometeu: “Quem vive e crê em mim não morre eternamente”. (Jo 11. 26)Contudo, há cristãos que facilmente confundem sua fé na ressurreição com a teoria da reencarnação. Por ser contrária a tudo que os profetas e Jesus nos ensinaram, a teoria da reencarnação precisa ser mais bem conhecida e debatida.Antônio Mesquita Galvão, num artigo escrito na revista Rainha, demonstra a incompatibilidade da ressurreição com a reencarnação. Vejamos:1. Deus perdoa (reencarnação só há retribuição);2. O homem não faz tudo sozinho: Deus faz a sua parte;3. Deus ressuscita os mortos;4. Ele não salva as pessoas simplesmente pelo fato de serem boas, mas porque ele é “rico em misericórdia”.Há quem afirme que uma vida de 40,50 ou 70 anos é breve demais para alguém se converter totalmente e obter a salvação. A Sagrada Escritura afirma, no entanto, que a salvação se obtém pela graça de Deus, cuja misericórdia é infinita.Há um texto exemplar: o episódio do chamado “bom ladrão”. Ele ia ser executado, mas, estando ao lado de Jesus, arrependeu-se, reconheceu sua divindade e pediu-lhe a salvação. Ora, não se pode dizer que um ladrão, que ia morrer na cruz, estivesse em “faze final” de sua purificação.Se fosse certa a teoria da reencarnação, o que Jesus teria dito a ele? Vai primeiro te reencarnar, progredir e, mais tarde, depois de cumprires tua missão e limpares teu carma, te tornarás um “espírito de luz” para entrar comigo no paraíso. Não é esse o raciocínio? Mas, no entanto, o que Jesus disse ao “bom ladrão”? Eu te garanto: hoje mesmo estarás comigo no Paraíso! (Lc 23,43)E se o próprio criminoso arrependido não precisava de “purificação”, então é evidente que não há reencarnação. Por último, há uma questão ética. É injusto carregar o ser humano de culpas anteriores, de “vidas passadas”.Reencarnação, transmigração, magia ou esoterismo... nada têm a ver com a escatologia cristã. Uma religião assim, ou não é uma “boa notícia”, ou está sendo conduzida de forma pastoralmente equivocada.Sempre que alguém nos tentar “provar” que existe reencarnação, é bom lembra e repetir as palavras de Paulo: Os homens morrem uma só vez e depois disso vem o julgamento. (Hb 9,27)


PARTICIPANTE CLJ NSM

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Papa visitará Mexico e cuba dizem Bispo


O pontífice ficará no México entre 23 e 26 de março, onde visitará a cidade de León de los Aldama, no estado de Guajanuto. Em seguida, ele seguirá para Cuba, onde passará por Santiago de Cuba e Havana.
Alberto Pizzoli/France Presse - 1º.jan.2012
Papa Bento 16 celebra missa no Vaticano; pontífice visitará México e Cuba no início deste ano
A informação foi divulgada em notas da Conferência Episcopal Mexicana e da Cubana.
A última viagem de um pontífice à ilha caribenha ocorreu em 1998, quando o papa beato João Paulo 2º foi recebido no país pelo então ditador, Fidel Castro, em uma visita considerada "histórica".
Recentemente, a Igreja Católica cubana tem dialogado com o governo do país, o que já resultou na libertação de mais de cem presos considerados políticos em 2010.
Além disso, Cuba também celebra neste ano o 400º aniversário da descoberta de uma imagem de madeira no mar da Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira dos católicos cubanos. 

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O CONCLAVE PASSO A PASSO

                                A morte do papa

Assim que um papa morre, a primeira providência é chamar o Camerlengo, que é o chefe do Sacro Colégio de Cardeais. De pé, ao lado do corpo, ele toca 3 vezes na testa do papa com um martelinho de prata e o chama 3 vezes pelo nome de batismo (e não pelo nome que adotou ao ser eleito). Se não há resposta, ele anuncia o falecimento e quebra o anel do Pescador (que o papa usa para lembrar o momento em que Jesus diz a Pedro que ele seria um pescador de almas e no qual está gravado o nome do papa). O Camerlengo também inutiliza o timbre papal (que é a marca da autenticidade dos documentos assinados pelo Sumo Pontífice). E dá início aos preparativos para o enterro e para os nove dias de luto. Ele também vai organizar a eleição do próximo papa.

                                                                     O conclave

Depois de 15 ou 20 dias, o Sacro Colégio de Cardeais se reúne para a eleição. Essa reunião é chamada conclave. Literalmente, conclave quer dizer "local que pode ser trancado de forma segura". Hoje, além de designar a grande sala reservada para a reunião dos cardeais encarregados da escolha de um novo papa, também significa o próprio encontro. Todos os cardeais devem participar do conclave, mesmo que estejam sob censura, ou mesmo que tenham sido excomungados. Eles chegam dos quatro cantos do planeta. Durante o tempo que durar a reunião (nove dias ou até que a escolha seja feita) ficarão absolutamente isolados do mundo, recolhidos em aposentos especiais, anexos à famosa Capela Sistina, onde o conclave propriamente dito acontece. Para abrir o conclave, uma missa é celebrada na Catedral de São Pedro. Cada cardeal faz o voto de manter a eleição em segredo e todos rezam para que o Espírito Santo inspire suas escolhas, estando presente nas deliberações. Depois, se recolhem. As salas são examinadas para detectar possíveis microfones, as entradas são seladas, as cortinas, fechadas.O ritual na Capela SistinaNa Capela Sistina, transformada em sala do conclave, as cadeiras altas têm um baldaquim de cor púrpura, uma espécie de cobertura. A escolha da cor não é um acaso: púrpura é, tradicionalmente, a cor do luto e também da realeza. O trono do papa é removido. Seis velas são acesas no altar, onde está o cálice sagrado. É nele que serão colocados os votos. Os cardeais adentram a Capela Sistina sem chapéu. As cabeças descobertas e os baldaquinos simbolizam que a autoridade suprema nasce apenas dessa reunião e que não pertence a nenhum deles, individualmente. Quando não se reúnem na Capela Sistina, os cardeais ficam em suas celas. Cada um toma as refeições reservadamente e cada cela é fechada por um tecido, na cor que simboliza a ligação do respectivo cardeal com o papa morto: púrpura (se o cardeal foi escolhido por aquele papa) ou verde (caso não tenha sido escolhido por aquele papa). Quando não desejam ser perturbados, eles podem fechar a porta, cuja moldura tem o formato de uma cruz em diagonal, conhecida como a Cruz de São André. Os cardeais devem ficar sempre juntos e todos os aposentos são próximos o bastante para que eles sejam permanentemente vistos uns pelos outros.

                                                                 A votação

O voto é secreto (escrutínio). No passado, um papa era eleito com dois terços dos votos mais um. O Papa João Paulo II mudou essa regra. Hoje a escolha é feita por maioria absoluta, quer dizer: metade dos votos mais um. Duas sessões de votação são feitas a cada dia, uma pela manhã e outra à tarde, por nove dias, ou pelo tempo que for necessário. Cada cardeal deposita seu voto no cálice, sobre o altar. Depois de cada sessão, os papéis da votação são queimados. Se a votação não foi conclusiva, uma substância química é adicionada aos papéis para que eles produzam uma fumaça negra ao queimar. A fumaça que sai pela chaminé, no telhado do Palácio do Vaticano, é um sinal para a multidão que espera na Praça de São Marcos. Enquanto for negra, significa que a Igreja está sem sua principal figura.

                                                          O resultado

Mas, afinal, os cardeais chegam a uma conclusão. O deão, ou o mais velho dos cardeais, pergunta ao novo papa se ele aceita a eleição e por qual nome quer se tornar conhecido. Esse costume vem desde o século 10 e é uma lembrança de que Jesus mudou o nome de São Pedro ao escolhê-lo para chefe de sua igreja. Nesse momento, todos os baldaquinos cor de púrpura dos tronos são levantados, menos o do escolhido. Os papéis da votação são queimados e a fumaça branca avisa ao povo na praça que um novo papa foi eleito.Habemus papam!• O escolhido é, então, levado para um quarto ao lado e veste as roupas de papa. Os cardeais prestam a ele sua primeira homenagem. O deão vai até o balcão e proclama: "Habemus papam!" (Temos um papa). E o novo pontífice aparece no balcão para abençoar a multidão


Henry sousa Biteuccort
PATICIPANTE CLJ
Paróquia Nª Sª dos Navegantes Charqueadas - RS 

O Símbolo do vicariato e seus significados


Bíblia - Base, Palavra de Deus, fonte segura que sustenta e conduz.

Azul - águas dos rios Taquari, Jacuí, Lago Guaíba e Lagoa dos Patos que banham o Vicariato.
Verde - lembram os prados e Campinas, planícies e montanhas. Representa o cultivo e produção de nossa terra.
Letra M - presença de Maria, padroeira de nossas comunidades, expressão da devoção materna de nosso povo.
Caminhos - Duas BRs (290 e 116). Formam a tenda de Deus no meio dos homens, nossos templos, expressões de fé. Lembram as mãos de Deus Pai que nos protege. Lembram também os canais da graça santificante.
Sol - Cristo Luz do mundo, sol da justiça. Nossa missão de continuar o projeto de Jesus que é vida e liberdade para todos.
Chama de fogo - Espírito Santo em forma de pomba, ilumina, transforma, cura e liberta.
Cruz - colocada no alto da tenda. Símbolo máximo do Amor de Deus pela redenção da humanidade. 

PERDER TOTALMENTE A DIGNIDADE. NÃO EXPERIMENTE ESSA SENSAÇÃO. O CRACK É UMA DROGA TÃO DEVASTADORA QUE PODE VICIAR LOGO NA PRIMEIRA VEZ. E SE VOCÊ ESTÁ CURIOSO PARA EXPERIMENTAR SAIBA QUE NO CASO DO CRACK A EXPRESSÃO “ A CURIOSIDADE MATA “ É VERDADEIRA. ENTRE OS USUARIOS, SÃO COMUNS A HISTÓRIA DE VIOLÊNCAI, DE PROSTITUIÇÃO, DE ROUBOS E ASSASSINATOS, DENTRO E FORA DE CASA. RAPIDASMENTE, OM CRACK ACABA COM TUDO O QUE EXISTE DE MAIS VALIOSO NA VIDA DE UMA PESSOA. DINHEIRO, BENS MATERIAS, TRABALHO, AMIGOS, FAMÍLIA, E, O QUE É PIOR: A DIGNIDADE

CARTA DA AMIGA DROGA

CARO JOVEM,QUERO QUE VOCÊ ME OUÇA ANTES DE ME USAR,QUERO QUE VOCÊ ME CONHEÇA, SAIBA QUEM SOU EU, O QUE FAÇO, COMO ME COMPORTO DENTRO DAS PESSOAS, COMO VOÇÊ IRÁ SE SENTIR DEPOIS DO MEU CONTATO, DA MINHA ILUSÃO.
NÃO TENHO NOME E NEM SOBRENOME, SOU BATIZADA A TODA HORA E A TODO INSTANTE POR AQUELES QUE ME USAM
NÃO TENHO AMIGOS, POIS CONSIGO DESTRUIR TODOS AQUELES QUE SE APROXIMAM DE MIM . QUANDO NÃO O FAÇO COMPLETAMENTE,EU OS DEIXO SEM CÉREBRO, SEM CORAÇÃO E SEM PENSAMENTO.
OS QUE ME TOMAM COMO COMPANHEIRA SÃO AQUELES QUE SE SENTEM SÓ E QUE PROCURAM EM MIM UMA FUGA PARA SEUS PROBLEMAS, FUGA ILUSÓRIA E DOLOROSA
UM DOS MEUS CONTATOS PREFERIDOS SÃO AS VEIAS. ATRAVÉS DELAS EU CONSIGO MERGULHAR EM SEU SANGUE, QUE ME LEVARÁ A UMA VIAGEM POR TODO SEU CORPO . ATRAVESSO SEUS MEMBROS CANAIS E ARTÉRIAS. PASSO PELO SISTEMA NERVOSO, DEIXANDO AÍ A MINHA MARCA
ENQUANTO EU PASSEIO, VOCÊ VIVE AS ILUSÕES...
ATRAVÉS DESSE RIO DE SANGUE EU CONSIGO ATINGIR O CÉREBRO. E AI A MINHA MARCA É MAIS FORTE, POIS CÉREBRO VOU ROUBAR O PENSAMENTO, A MEMÓRIA, A RAZÃO
POR FIM DESCEREI ATÉ O CORAÇÃO E VOCÊ SABERÁ REALMENTE QUEM SOU. ALIÁS , NÃO SEI SE HAVERÁ TEMPO PARA ISSO POIS TALVEZ VOCÊ JÁ ESTARÁ MORTO.
PRONTO, JÁ LHE CONTEI MINHA HISTÓRIA. ESTOU PRONTA PARA LHE TIRAR A PAZ, A LIBERDADE E A VIDA

ATENCIOSAMENTE

A DROGA





A vida tem mais sentido, quando acreditamos na força de Jesus. Ele é amor,paz e segurança; Mesmo que ás vezes nos afastamos,ele jamais deixa a nossa busca em vão. quando vacilamos na fé, ele continuaconfiando em nós
Jesus nos conhece profundamente e é sempre solidário conosco
Seja sempre muito feliz,com Jesus presente em sua vDA

São Tomé

Com a palavra Joci


Apostolo e mártir, mais conhecido como Tomé o Incrédulo e é um dos doze apóstolos e é citado nos 4 evangelhos embora o de São João é o mais detalhado nas epistolas envolvendo Tomé .Chamado por João Didymus, Grego para gêmeos, ele aparece em três momentos especiais. Primeiro quando se proclama pronto para morrer por Cristo ,dizendo no caminha para Bethany "Vamos morrer com ele"(João 11:16) Depois quando ele diz a Jesus: "Mestre nós não sabemos onde você está indo: como vamos saber o caminho?" E prontamente Jesus responde " Eu sou
o caminho e a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai, exceto através de mim".Finalmente, Tomé duvida dos seus companheiros discípulos quando eles dizem que ele haviam visto Jesus ressuscitado: "Se eu não ver as marcas dos pregos nas suas mãos e não colocar o meu dedo nas chagas das mãos e minha mão em seu lado ,eu não acreditarei (Lu 20:25)". Mas ele grita "Meu Senhor e meu Deus " quando fica face a face com o Senhor.( Alguns estudiosos pensam que esta dúvida foi propositadamente sugerida por Deus, para que fosse possível alguém tocar nas chagas de Jesus, ficando assim sem a menor duvida, que Jesus havia ressuscitado. Este raciocínio ainda é confirmado, porque a frase "Vamos morrer com ele" foi dita quando os outros apóstolos não queriam que Jesus fosse ressuscitar Lázaro dos mortos e Tomé insistiu e foi o maior milagre de Jesus).São Gregorio, o magno em uma de suas homilias diz claramente:" O que vocês pensam quando São Tomé não acreditou e Ele voltou para ser visto, ouvido, tocado e acreditado!? Uma maravilhosa Providencia Divina visto que Tomé era o único ausente e tudo foi arranjado por Ele para que Tomé fosse ser a maravilha da misericórdia Divina aos descrentes e Tomé ao tocar as feridas, curou a grande ferida da descrença.".
Pouco é conhecido sobre sua vida posterior a morte de Jesus embora Euzébius da Cesárea confirmou na sua "Historia Eclesiástica" que Tomé pregou entre os Parthias no Leste. Esta assertiva confirma as varias lendas e tradições de São Tomé teria sido um missionário na Índia, onde ele é considerado o fundador dos Cristãos Malabares, perto de Madras, uma descrição a qual é prescrita nos "Atos de Tomé", escrito em Syriaco durante o terceiro século e influenciado os Agnósticos. Outros escritos atribuem a São Tomé o Evangelho de São Tomé , o Atleta , que outros consideram apócrifo. Suas relíquias estão supostamente guardadas em um santuário em Ortona, na Itália. Seus símbolos são a lança , o machado e o esquadro de carpinteiro.Ele é padroeiro dos geólogos, geógrafos, geometristas, dos arquitetos, dos construtores e das pessoas em dúvida. Sua festa é celebrada no dia 3 de julho.

Participante CLJ NSA

Buscais as coisas do alto


O futuro é o tempo que será construído por nós. O passado não volta e o presente, muitas vezes, é imutável. Mas se não tivemos a oportunidade de escolher nosso passado, podemos escolher e planejar nosso futuro. Com isso, vamos nos afeiçoando às coisas lá de cima.
Buscar as coisas do alto é caminhar para uma meta que sabemos que podemos atingir.
Deus está do nosso lado. O ser humano foi criado para dominar o mundo e as coisas do mundo. Deus o criou como parceiro. Temos o Espírito Santo que nos inspira e impulsiona para as coisas de Deus. Ele, que conhece as coisas do alto, nos ensina a amá-las e a gestá-las no coração.
Não adianta nada dominarmos as máquinas se as pessoas não conseguem se dominar. O primeiro domínio que devemos exercitar é o domínio sobre nós mesmos, sobre nossos desejos, acolhendo aquilo que está de acordo com as coisas do alto e rejeitando tudo aquilo que nos atrapalha na caminhada.
A certeza da morte e da vida eterna nos ajuda nesse processo. O medo da morte ou a tentação de se achar imortal, vivendo como se a morte não existisse, é uma das grandes causas da infelicidade humana. Não adianta amenizar a morte. Ela é a nossa única certeza. Sabendo disso, devemos canalizar nossa vida para valores que vencem a morte, que ultrapassam a morte, como Jesus fez e nos ensinou.
Essa certeza deve tornar-se também um parâmetro para que possamos julgar nossas ações, palavras e pensamentos. Se não sou eterno, o que tornarei eterno com minha vida? É preciso deixar marcas de eterno por onde passamos e com quem convivemos.
Buscar as coisas do alto é saber que essa meta é possível de ser alcançada. Não é fácil. Fácil é ir para o inferno, já que não exige esforço nenhum. As coisas de Deus são sempre difíceis, porque nos apegamos demais às coisas aqui da terra. Aliás, a dor maior que sentimos em nossas perdas é exatamente a dor do apego. Achamos que tudo é nosso e vivemos a ilusão de que tudo depende da gente.
Quando temos muita coisa para olhar e para cuidar, não olhamos para o essencial, aquilo que está além do óbvio.

Santo Agostinho

com a palavra Juliana Vencato


Santo Agostinho"Tens o que oferecer. Não examines o rebanho, não apresentes navios e não atravesses as mais longínquas regiões em busca de perfumes. Procura em teu coração aquilo que Deus gosta".Santo AgostinhoAurelius Augustinus, mais conhecido como SANTO AGOSTINHO nasceu em Tagaste de Numídia, província romana ao norte da África em 13 de novembro de 354. Filho do pagão Patrício e da fervorosa cristã Mônica. Criança alegre, travessa e amante da amizade, não gosta muito de estudar porque os mestres usam métodos agressivos e não são sinceros. Ante os adultos se revela como "um menino de grandes esperanças", com inteligência clara e coração inquieto. Africano pela lei do solo, romano pela cultura e língua, e cristão por educação. Agostinho, jovem, de temperamento impulsivo e veemente, se entrega com dedicação ao estudo e aprende toda a ciência do seu tempo. Chega a ser brilhante professor de retórica em Cartago, Roma e Milão.Sedento de Verdade e FelicidadeEm sua busca penosa vive longos anos com ânimo disperso. Vazio de Deus e agarrado pelo pecado. Mas, seu coração, sempre aberto à verdade, chega ao encontro da graça pelo caminho da interioridade, apoiado pelas orações de sua mãe, que na infância lhe havia marcado com o sinal da cruz.Coração Sempre JovemA conversão ao cristianismo, propiciada pelos amorosos cuidados e pelas lágrimas de sua mãe, chegou a maturidade num espírito singular e misterioso para o próprio Agostinho que, acolhendo o convite do Bispo Ambrósio: 'Toma e lê', encontrando nas palavras do Apóstolo o empurrão decisivo: 'Não vos deixeis dominar pela carne e pelas suas concupiscências.' Agostinho pede o batismo ao bispo AmbrósioInspirador da Vida ReligiosaDe novo em Tagaste - a mãe morre no porto de Roma - vende suas posses e projeta seu programa de vida comum: probreza, oração e trabalho. Por seus dotes naturais e títulos de graça, cresce em torno dele um grupo de amizade e funda para a história o primeiro mosteiro chamado: Monacato Agostiniano. No ano 391 é proclamado sacerdote pelo povo, e cinco anos mais tarde, os cristãos de Hipona o apresentam para o Episcopado. Consagrado BISPO DE HIPONA - título de serviço e não de honra - converte a sua residência em casa de oração e tribunal de causas. Inspirador da vida religiosa, pastor de almas, administrador de justiça, defensor da Fé e da Verdade. Prega e escreve de forma infatigável e condensa o pensamento do seu tempo. O primeiro livro que escreveu foi ‘As Confissões’, nas quais mostra as inquietações, os anseios, as fraquezas, a realidade nua e crua de sua alma com sinceridade e candura. O segundo livro de grande representação foi 'A cidade de Deus', onde conta à humilhação que a Roma imperial tinha sofrido imposta pelo bárbaro rei Alarico.Amado e venerado pelo bom coração e pela inteligência, Santo Agostinho morre dia 28 de agosto de 430 em Hippo Regius

participante do CLJ NSN - Charqueadas

Jovem você já escolheu o seu caminho ?


Com o passar do tempo começamos a refletir sobre nossa vida, e tudo o que nos cerca. Nos enchemos de perguntas sobre o nosso futuro.
Quem sou eu? Que mundo eu quero? Para onde seguir? Como ser feliz? O que fazer?
Essas perguntas e muitas outras nos levam a questionar e tentar mudar as coisas ao nosso redor, mudar a forma de pensar e agir. E com tudo isso vamos nos descobrindo, e portas vão se abrindo, encontramos nossa vocação, nosso dom especial.
Enquanto somos jovens temos muitas coisas em mente, muitos planos, o único problema é que não sabemos muito bem o que fazer com tudo isso, e por incrível que pareça acabamos escolhendo o que não queremos, pois não estamos maduros o suficiente para compreender, e nos deixamos levar por opiniões alheias.
A juventude é um dos começos para as grandes escolhas do futuro, da vida; porque é nela que começamos nos descobrir, a enxergar o mundo com outros olhos.
Não faça e nem tente ser o que você não é, cada coisa tem o seu tempo, e a juventude é eterna dentro de nós. Viva, escolha, questione, mude.
São as perguntas que movem o mundo, e não as respostas.
Faça as perguntas, tire suas duvidas e escolha o melhor para você!