sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A Ressureição é incopatível com a Reencarnação



COM A Palavra Camila Santos


Com a ressurreição de Cristo, nós celebramos também a nossa ressurreição. O verdadeiro cristão acredita firmemente que o que se realizou em Cristo, realizar-se-á também conosco. Foi ele quem prometeu: “Quem vive e crê em mim não morre eternamente”. (Jo 11. 26)Contudo, há cristãos que facilmente confundem sua fé na ressurreição com a teoria da reencarnação. Por ser contrária a tudo que os profetas e Jesus nos ensinaram, a teoria da reencarnação precisa ser mais bem conhecida e debatida.Antônio Mesquita Galvão, num artigo escrito na revista Rainha, demonstra a incompatibilidade da ressurreição com a reencarnação. Vejamos:1. Deus perdoa (reencarnação só há retribuição);2. O homem não faz tudo sozinho: Deus faz a sua parte;3. Deus ressuscita os mortos;4. Ele não salva as pessoas simplesmente pelo fato de serem boas, mas porque ele é “rico em misericórdia”.Há quem afirme que uma vida de 40,50 ou 70 anos é breve demais para alguém se converter totalmente e obter a salvação. A Sagrada Escritura afirma, no entanto, que a salvação se obtém pela graça de Deus, cuja misericórdia é infinita.Há um texto exemplar: o episódio do chamado “bom ladrão”. Ele ia ser executado, mas, estando ao lado de Jesus, arrependeu-se, reconheceu sua divindade e pediu-lhe a salvação. Ora, não se pode dizer que um ladrão, que ia morrer na cruz, estivesse em “faze final” de sua purificação.Se fosse certa a teoria da reencarnação, o que Jesus teria dito a ele? Vai primeiro te reencarnar, progredir e, mais tarde, depois de cumprires tua missão e limpares teu carma, te tornarás um “espírito de luz” para entrar comigo no paraíso. Não é esse o raciocínio? Mas, no entanto, o que Jesus disse ao “bom ladrão”? Eu te garanto: hoje mesmo estarás comigo no Paraíso! (Lc 23,43)E se o próprio criminoso arrependido não precisava de “purificação”, então é evidente que não há reencarnação. Por último, há uma questão ética. É injusto carregar o ser humano de culpas anteriores, de “vidas passadas”.Reencarnação, transmigração, magia ou esoterismo... nada têm a ver com a escatologia cristã. Uma religião assim, ou não é uma “boa notícia”, ou está sendo conduzida de forma pastoralmente equivocada.Sempre que alguém nos tentar “provar” que existe reencarnação, é bom lembra e repetir as palavras de Paulo: Os homens morrem uma só vez e depois disso vem o julgamento. (Hb 9,27)


PARTICIPANTE CLJ NSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário